sábado, 19 de fevereiro de 2011






“Deus é amor”
I João 4:8

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
João 3:16

“Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos”
I João 3:1 – LH
P Enquanto pesquisava, preparando-me para esta mensagem, entrei em um site de busca: “AMOR NÃO CORRESPONDIDO”. Surpresa! Páginas e páginas de desilusões. Quanta gente sofrendo. Um garoto escreveu: “Eu acho que esta é uma das piores situações da nossa vida, se não for a pior. A gente não sabe o que fazer ...”.
P Encontrei até um site:  da ADA – Associação dos Dependentes de Amor
P Quanta gente sofrida por ter se doado em amor por alguém que lhe virara as costas.
P A Bíblia, pois ela conta a mais linda história de amor. Nada a substitui. É a história de um amor Incondicional, Eterno, Infinito, Imutável, Gracioso. Um amor que se mantém desde início do tempo e que não terá fim.

P É o amor de Deus, pela sua criatura: o ser humano.

I-   DEUS NOS AMOU DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO.
   
Quando nós abrimos a primeira página da Bíblia, nós encontramos essa demonstração de amor.

GÊNESIS 1

v. 1 No começo Deus criou os céus e a terra.
v. 2  A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.
v. 3 Então Deus disse: Que haja luz! E a luz começou a existir.
v. 4  Deus viu que a luz era boa ...

*    Esse foi o primeiro Dia.

P Os vv. 6/10, falam do 2º. Dia e nos relatam que O Senhor criou os céu, o mar e a terra, 

v. 10  E Deus viu que o que havia feito era bom.

P Nos vv. 11/12, o 3º. Dia, Ele criou os vegetais, as plantas, as árvores frutíferas,

v. 12  E Deus viu que o que havia feito era bom.

P Nos vv. 14/19, o 4º. Dia, Ele criou o sol, a lua – separou o dia da noite

v. 18  E Deus viu que o que havia feito era bom.

P Aí vem os vv. 20/21, o 5º. Dia, quando Deus criou as aves, os peixes, os animais marinhos,

v. 21  E Deus viu que o que havia feito era bom.

P Então, no 6º. Dia, vv. 24/25, Deus criou os animais selvagens os domésticos, os répteis,

v. 25  E Deus viu que o que havia feito era bom.

P Deus criou tudo como um ninho preparado para receber o ser humano. Eu fico me lembrando dos casais, quando estão esperando a chegada de um bebê. Toda aquela arrumação do enxoval, do quarto, de cada detalhe. Quanto carinho.

P Deus estava preparando o universo, para receber a obra do Seu amor. Cada detalhe, Ele confere, e diz: “Está bom!”.

- Quando chega a vez do homem, Ele não deixa por menos.

v. 27  Criou Deus, pois, o homem à sua imagemà imagem de Deus o criou; homem e mulher os
         criou.
v. 28  E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; ...  vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto ...; isso vos será para mantimento.  E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento.
v. 31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.

P Você e eu, somos frutos do amor de Deus. Ele nos fez à sua imagem e semelhança. Ele proveu tudo que era necessário para o nosso bem estar e felicidade.

- No v. 27Criou Deus, pois, o homem à sua imagemà imagem de Deus o criou

P Essas expressões: “à sua imagem, é mais uma prova do amor de Deus por nós. Ele nos fez tão livres, como Ele, para relacionarmos, para agirmos voluntariamente. Para escolhermos o nosso caminho.

P O homem fez uso dessa liberdade e optou por caminhar longe de Deus. No cap. 3., mostra, pela primeira vez, o homem virando as costas para alguém, e justamente para Deus, quem mais lhe ama. Isso trouxe conseqüências terríveis para o ser humano e até para a natureza. Por causa do homem ter virado as costas para Deus, nem o ar que respiramos é mais o mesmo. O homem não aceitou o leito do rio, onde Deus o colocou – desviou-o, entupiu-o. Não concordou com as matas que Ele criou, cortou-a. Provocou poluição, desequilíbrio da natureza. Hora chove demais e mata um monte de gente. Hora, falta chuva e a seca também dizima a raça humana. E ainda temos a coragem de perguntar: Se Deus é amor, porque permite chover tanto em um lugar e faltar chuva em outro?!

A Bíblia diz que o maior objeto do amor de Deus, o ser humano, não aceitou nem a forma amorosa criada por Deus para se relacionarem.

Romanos 1:26/27
“Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros”

P Mas o amor de Deus pelo ser humano, não se acaba.

Deus detesta o pecado, mas não o pecador. Se Deus detestasse o pecador, Ele não teria morrido por nós.
O que Jesus disse aquela adultera que os escribas e fariseus lhe trouxeram? João 8 “Eu odeio você!”, “Você vai arder no fogo do inferno!”  Não! Ele demonstrou amor.

v. 10  Ninguém te condenou?
v. 11   Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.

Jesus veio para buscar e salvar os perdidos.

Deus nos aceita e nos ama, como somos. As vezes se entende, que quem quiser seguir a Jesus, primeiro precisa se libertar de todos os seus pecados e então, vir a Ele. Não é assim. Ele ama você, do jeito que você está. Imagine, Ele dizendo a um alcoólatra: “Você deixe o vício, depois, vem e segue-me”. Não, Ele precisa de Jesus, inclusive para se libertar. Vem, do jeito que você está, que eu te amo e te ajudo.

- Uma senhora, decepcionada com a maldade da humanidade, disse: “Não sei porque Deus não acaba logo com essa raça?!”- O Pastor lhe perguntou: “Você tem filhos adolescentes? Eles são todos ordeiros, obedientes?” – “Por que você não acaba com essa raça?” – “Pastor, são meus filhos, eu os amo!” – respondeu a mulher!

Essa é a verdade do Evangelho: Jesus nos ama, a tal ponto de estabelecer um plano de redenção e esperança, antes mesmo Dele nos formar.

*    A partir da queda do homem, inicia uma nova faze do AMOR DE DEUS. Até então, Deus estava preparando tudo para receber a raça humana. Agora, que o homem lhe vira as costas, como um Ser superior, amoroso, passa a buscar aquele a quem Ele ama e lhe virou as costas.

P Durante toda a Escritura, nós vemos Deus, procurando resgatar o homem perdido. O homem, sente as conseqüências por não ter correspondido ao amor de Deus, mas nem sempre reconhece que esse é o verdadeiro motivo de seu sofrimento.  Mas Deus, não desiste e continua amando e buscando a sua criatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário