O ministério de Jesus CristoPágina 3
Jesus mostrou de várias maneiras, incluindo a realização de incontáveis milagres, que era o Salvador prometido. Numa festa de casamento, ele transformou a água em vinho. Um dia ele curou um homem que era aleijado há 38 anos.
 |  |
Um leproso - que precisava viver afastado de todo mundo - viu Jesus e, ajoelhando-se, disse: "O senhor pode me curar; é só querer.".Jesus tocou no homem e falou: “Fique limpo”. Imediatamente a lepra desapareceu.
Em outra ocasião, Jesus fez um cego de nascença enxergar.
Uma mulher, que sofria de uma doença que os médicos não conseguiam curar, tocou o manto de Jesus. Ele olhou para ela e disse: "Tudo bem, filha. Sua fé curou você. Vá em paz".
Inúmeras pessoas, com diferentes tipos de doenças, foram levadas a Jesus, e ele curou todas elas.
Jesus escolheu 12 homens para que o seguissem. Ele lhes deu poder e autoridade sobre o mal. Os 12 discípulos foram enviados a pregar sobre o reino de Deus e a curar os enfermos.Jesus ficou conhecido por todos os lugares, e grandes multidões se juntavam para ouvir seus ensinos e ser curadas também.
Certa vez, 5.000 pessoas se reuniram e não tinham o que comer. Jesus pegou o lanche de um menino - pão e peixe - e fez uma oração. O lanche do garoto foi multiplicado de modo milagroso; todas as pessoas foram alimentadas, e ainda sobraram 12 cestos cheios.Mesmo assim, as pessoas continuavam pedindo mais provas de que Jesus tinha mesmo vindo de Deus; e disseram: "Nossos antepassados comeram maná lá no deserto. Está registrado nas Escrituras que ele mandou pão do céu para o povo comer."
Jesus respondeu: "O pão de Deus é aquele que veio do céu e dá vida ao mundo".
Eles pediram: "Senhor, dá-nos sempre deste pão".
Jesus respondeu: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca terá fome. Quem crer em mim nunca terá sede". Jesus disse que sofreria muito e seria desprezado pelos líderes religiosos; que seria morto mas ressuscitaria no terceiro dia.
Muitos líderes religiosos e políticos rejeitaram os ensinos de Jesus. No entanto, um deles, um fariseu chamado Nicodemos, foi procurá-lo à noite, pois queria conhecer a verdade.
Jesus explicou-lhe: "Se a pessoa não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus".Nicodemos perguntou: "Como um homem pode nascer de novo se já é velho? Ele poderá entrar no ventre de sua mãe pela segunda vez e nascer de novo?"
Jesus explicou: "Quem nasce da carne é carne, e quem nasce do Espírito é espírito. Não fique admirado de eu ter dito que você precisa nascer de novo".
Nicodemos perguntou: "Como pode acontecer isso?"
Jesus o repreendeu porque ele dava aulas de religião, mas não entendia as verdades espirituais. Então Jesus falou sobre o nascimento espiritual, dizendo: " Deus amou tanto o mundo que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Deus não mandou seu Filho condenar o mundo, mas salvar o mundo.A verdadeira condenação é a seguinte: a luz veio ao mundo, no entanto as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, pois faziam o que era errado. Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não viverá, mas a ira de Deus ficará sempre sobre ele."
Finalmente Nicodemos entendeu e creu.
A uma mulher estrangeira, Jesus disse: "Quem beber a água que eu dou nunca mais terá sede; dentro da pessoa, esta água se transformará num poço que jamais secará".
 |  |
A mulher disse: "Eu sei que o Messias virá, e será chamado de Cristo. Quando vier, ele vai nos explicar tudo".Jesus declarou: "Eu sou o Messias".
Mais tarde, Jesus falou com outras pessoas: "Se alguém quiser me seguir, vai ter que negar a si mesmo. Qual é a vantagem se uma pessoa conseguir muitas riquezas neste mundo, mas perder sua alma?
Cuidado! Não sejam gananciosos. A vida não é feita de bens materiais em grande quantidade. Onde estiver seus pertences, ali estará também o coração de vocês".
 |  |
Os sacerdotes principais e alguns líderes religiosos se reuniram para conversar: "Temos que fazer alguma coisa! Este homem está fazendo muitos milagres. Se deixarmos que continue, todo mundo vai acreditar nele, e os romanos vão tirar de nós o poder de controlar as pessoas".Enquanto isso, Jesus ensinava com grande autoridade. Ele foi ao templo e expulsou as pessoas que negociavam lá dentro, e disse-lhes: "As Escrituras afirmam o seguinte: 'Minha casa é uma casa de oração, mas vocês a transformaram num covil de ladrões.'"
 |  |
E ensinou dizendo: " A vontade daquele que me enviou é que todos os que crêem no Filho tenham a vida eterna, e eu ressuscitarei os que crêem. Mas alguns de vocês não crêem". Desde o começo Jesus sabia quem não cria nele e quem iria traí-lo.As opiniões se dividiam a respeito de Jesus. Alguns líderes religiosos criam nele, mas por causa dos fariseus não confessavam isso publicamente, pois tinham medo de ser expulsos do lugar onde cultuavam. Preferiam agradar mais aos homens do que a Deus.
A maioria dos líderes religiosos viviam procurando um jeito de destruir Jesus, mas não conseguiam, pois o povo estava sempre ansioso para ouvi-lo falar.Jesus continuava ensinando no templo, dizendo: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas tem a luz da vida."
Jesus disse a quem acreditava nele: "Se vocês viverem do jeito que estou ensinando, serão meus discípulos de verdade. Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Se o Filho os libertar, vocês serão livres mesmo. Eu sou a porta. Quem entra por mim será salvo. Eu sou o Bom Pastor. Minhas ovelhas conhecem a minha voz, e me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; elas nunca morrerão, e ninguém jamais as arrancará de minhas mãos".
 |  |
Depois de passar três anos ensinando os discípulos, Jesus pediu que lhe trouxessem um jumentinho que nunca havia sido montado. Cristo subiu no animal e rumou para Jerusalém. Uma grande multidão se juntou a ele. As pessoas se alegravam e, em voz alta, louvavam a Deus pelas coisas poderosas que haviam visto.Todos louvavam: "Hosana! Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Paz na terra, e glória nas alturas".
Perto de Jerusalém, Cristo olhou a cidade e chorou porque seus habitantes ainda não o aceitavam como o Salvador prometido.
Satanás tomou conta de Judas Iscariotes, um dos doze discípulos, e ele tramou com os principais sacerdotes e com os capitães da guarda como iria trair Jesus. Eles ficaram satisfeitos, e concordaram em dar a Judas 30 moedas de pratas pela informação sobre a hora e o lugar em que poderiam prender Jesus, sem que houvesse muita gente por perto.
Jesus sabia que havia chegado a hora de morrer e, então, reuniu os discípulos para a celebração da Páscoa. Enquanto comiam, Jesus pegou o pão, abençoou-o, partiu-o, distribuiu-o entre os discípulos e disse: "Peguem e comam. Isto é o meu corpo, que será entregue por causa de vocês. Façam isto sempre, para se lembrarem de mim".Depois, Jesus pegou um cálice de vinho, orou agradecendo, e passou-o entre os discípulos; todos beberam. Jesus lhes disse: "Este é o meu sangue, sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados. Porém lhes digo que não beberei mais do fruto da vinha até o dia em que o beber junto com vocês no reino de meu Pai".
 |  |
Jesus disse: "Não fiquem preocupados. Vocês crêem em Deus; creiam também em mim. No reino de meu Pai há muitas mansões; vou preparar um lugar para vocês lá. Depois que tudo estiver preparado, voltarei e levarei vocês, para que morem lá comigo. Vocês sabem para onde estou indo e sabem como chegar lá".Tomé perguntou: "Como podemos conhecer o caminho, se não sabemos para onde o senhor vai?"
Jesus respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai a não ser por mim".
Naquela noite, Jesus avisou os discípulos que haveria dificuldades pela frente. "Se as pessoas odiarem vocês, lembrem-se de que elas me odiaram primeiro. Quem me odeia também odeia o Pai."
A traição e a crucificação
Depois da ceia, Jesus foi orar num jardim chamado Getsêmani. Os discípulos o acompanharam a um lugar afastado.
Depois de Jesus ter orado, os sacerdotes mais importantes, os capitães da guarda do templo e alguns líderes religiosos apareceram à sua procura. Judas, que havia acabado de comer com Jesus, liderava o grupo. Ele se aproximou de Jesus e deu-lhe o beijo da traição.Quando Jesus se apresentou, dizendo “EU SOU”, a multidão deu um passo para trás, caindo todos no chão.
Jesus deixou que o amarrassem e levassem à casa do chefe dos sacerdotes.
Depois de vendarem seus olhos, começaram a bater nele, perguntando: "Adivinhe: quem foi que bateu em você?"No dia seguinte, bem cedo, Jesus foi levado a Pilatos, o governador romano, e a multidão foi atrás, Acusando-o: "Este homem está criando confusão entre nós".
Depois de interrogar Jesus, Pilatos disse aos sacerdotes, aos líderes e ao povo: "Este homem não fez nada para merecer a morte. Vou mandar que lhe dêem uma boa surra e depois o deixem ir embora".
Mas o povo gritava: "Crucifique-o! Crucifique-o!"
Para agradar o povo, Pilatos mandou que açoitassem Jesus com violência e que o crucificassem.
Os soldados romanos, só para zombar de Jesus, enfiaram uma coroa de espinhos na cabeça dele, colocaram um manto sobre seus ombros e exclamaram: "Viva o rei dos judeus", e davam-lhe socos.Depois, fizeram Jesus carregar uma cruz até o lugar chamado Calvário, também conhecido como Gólgota ou lugar da caveira
A traição e a crucificaçãoPágina 2
 |  |
Ali, no mesmo lugar onde muito tempo atrás Deus pediu que Abrão sacrificasse Isaque, o filho amado, Jesus, o único e amado filho de Deus, foi pregado numa cruz.Enquanto o crucificavam, Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem".
Jesus foi crucificado entre dois ladrões. Os soldados pegaram suas roupas e tiraram sorte para ver quem ficaria com seu manto. Cumpriu-se, assim, a profecia de Davi.As pessoas passaram três horas assistindo a tudo isso. Os líderes do povo zombavam de Jesus, dizendo: "Ele salvou os outros; que salve a si próprio, se for mesmo o Cristo, o escolhido de Deus".
Então uma grande escuridão tomou conta da terra durante três horas, e cumpriu-se a profecia que dizia: "Deus colocou sobre ele todos os nossos pecados".
 |  |
Jesus clamou em alta voz: "Deus meu, Deus meu, por que o senhor me abandonou?" Sabendo que tudo estava terminado, Jesus cumpriu mais uma profecia quando disse: “Tenho sede”.Os soldados, em zombaria, deram-lhe vinagre e disseram: "Se você é mesmo o rei dos judeus, desça daí".
Jesus experimentou um pouco do vinagre e exclamou: "Está consumado. Pai, em suas mãos entrego o meu espírito", e abaixando a cabeça, morreu.
Na mesma hora, sol ficou escuro e a terra tremeu. O véu do templo se rasgou ao meio.
Quando o capitão da guarda romana viu o que aconteceu, ele disse: "Este homem era mesmo o Filho de Deus".
Os soldados quebraram as pernas dos dois ladrões crucificados ao lado de Jesus.Cristo já estava morto, não tocaram em suas pernas. Um dos soldados, no entanto, furou um dos lados de Jesus, fazendo sair água e sangue.
Cristo já estava morto, não tocaram em suas pernas. Um dos soldados, no entanto, furou um dos lados de Jesus, fazendo sair água e sangue.
Dois cristãos - José e Nicodemos - enrolaram o corpo de Jesus num lençol de linho com ervas aromáticas e foram sepultá -lo. Os líderes judeus pediram que o túmulo fosse lacrado e guardado por soldados romanos.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário